Metal Gear Solid 3 Remake — Performance em GPUS potente e consoles: o que está rolando?

Publicado 26 de agosto de 2025 por José Vitor

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Metal Gear Solid 3 Remake — Performance em GPUS potente e consoles: o que está rolando?

1. PC: mesmo com RX 9070 XT, o game trava em 60 fps em 720p

  • Usuários com AMD RX 9070 XT de 16 GB — uma GPU top-tier — relatam que só conseguem rodar MGS Delta em 720p com FSR no modo performance para atingir os 60 fps. Ainda assim, não há opção para ultrapassar esse limite — o jogo está rígida e exclusivamente travado em 60 fps.
  • A implementação do Unreal Engine 5 pode exigir ajustes manuais no arquivo engine.ini, mas é possível que a Konami tenha protegido esse arquivo, impedindo desbloqueio oficial.

2. Consoles (PS5, PS5 Pro e Xbox Series X|S): performance abaixo do esperado

PS5 (padrão):

  • Mode “performance” roda entre 40 e 50 fps, com quedas temporárias para os 30 fps em áreas de selva ou cenas intensas.
  • O modo visual, mesmo mantendo resolução mais alta, sofre com stuttering em cenas com muitos efeitos ambientais e iluminação complexa.

PS5 Pro:

  • Esperava-se melhor performance, mas não foi o caso. Em áreas exigentes, o PS5 Pro tem média de frames menor que o modelo base, com quedas mais frequentes e mais severas.
  • O uso do upscaler PSSR (técnica da Sony) limpa algumas imperfeições, mas menor nível de detalhe e flickering visual são comuns, especialmente em áreas internas ou telas sombreadas.

Xbox Series X|S:

  • Embora ainda não haja muitos testes aprofundados, relatos iniciais indicam problemas semelhantes de estabilidade, especialmente em ambientes com mais ação e efeitos visuais complexos.

3. Por que o game está travado nos 60 fps?

  • Muitos componentes do gameplay original vinculavam física e lógica ao frame rate. Desvincular tudo demandaria retrabalho extensivo, o que a Konami parece ter evitado para manter consistência com o original e agilizar o lançamento.

Resumo técnico

PlataformaResultado em performance modo
RX 9070 XT (PC)720p + FSR Performance = 60 fps estável; sem ultrapassar o cap
PS5 (base)Média de 40–50 fps, cai para ~30 fps em cenas exigentes
PS5 ProQuedas maiores que o PS5 base, menor estabilidade geral
Xbox Series X/S
Frame rate cap60 fps fixo em todas as plataformas

Conclusão

Para muitos fãs, MGS Delta: Snake Eater entrega visuais espetaculares, mas a performance abaixo do esperado — especialmente travada em 60 fps e com quedas constantes — pode frustrar jogadores modernos. A RX 9070 XT, apesar de poderosa, consegue o mínimo esperado apenas usando upscaling em baixa resolução. E, curiosamente, o PS5 Pro, esperado para ser potência robusta, está rodando pior que o modelo base em alguns pontos.

Se você busca experiência técnica impecável, talvez seja melhor esperar por patches de otimização ou atualizações de software que melhorem estabilidade.