Panorama oficial: Xbox + AMD
- A Microsoft confirmou que está desenvolvendo a próxima geração de hardware Xbox em parceria com a AMD, co-desenhando o silício para consoles, nuvem e dispositivos conectados.
- Jason Ronald (VP de Xbox) disse que o próximo Xbox será pensado com foco no jogador — conceituado como plataforma que une console, PC e nuvem.
- A parceria Xbox-AMD sugere que as novas gerações usarão arquitetura de GPU e APU adaptadas às exigências modernas (ray tracing, IA, upscaling) com controle direto das duas empresas.
Rumores e expectativas para PS6
- Ray tracing e path tracing mais poderosos
– Rumores apontam que o PS6 vai oferecer performance de ray tracing comparável ou superior à uma GPU da série RTX 5080 e que o salto em RT será de cerca de 2× sobre o PS5.
– Também há especulações de que path tracing (traçado de caminho global) será viável em cenas específicas. - Frame generation / upscaling
– Muitos rumores indicam que o PS6 terá suporte a tecnologias de geração de frames (como o “Frame Gen”) e upscaling avançado similar ao FSR 4 da AMD.
– Isso permitirá manter framerates mais altos mesmo em cenas pesadas, compensando limitações de hardware bruto. - Arquitetura e hardware interno
– Fontes especulam que o PS6 usará arquitetura de GPU AMD UDNA (ou derivada), com 24 GB de RAM como rumor constante para suportar renderização complexa e multitarefa pesada.
– Leak também fala de um chip APU de nome “Orion” combinado com Zen 6 cores de CPU e RDNA 5 para GPU.
– Alguns rumores consideram desempenho bruto de GPU entre 30-40 TFLOPs, com throughput de RT muito reforçado. - Data de lançamento estimada
– Muitos rumores apontam para 2027 ou 2028 como janela de lançamento para PS6.
– É possível que haja versões “Pro” intermediárias antes ou “meio-gen” que façam a ponte entre PS5 e PS6. - Jogos de lançamento / confirmados
– Pouco se sabe oficialmente, mas os rumores falam que o motor de Metal Gear / Physint de Kojima poderia vislumbrar versão para PS6.
– Também especulam que as exclusividades da Sony (The Last of Us, God of War) teriam versões remasterizadas ou novos capítulos já planejados para PS6.
Rumores e expectativas para o novo Xbox
- Apoio AMD e silício custom
– A parceria Xbox-AMD é central: o novo Xbox poderá usar GPU/APU co-desenvolvida, com foco em desempenho, eficiência e integração com o ecossistema Windows/PC.
– O novo Xbox é descrito como “não bloqueado a uma única loja” — ou seja, jogos poderão ser vendidos via múltiplas plataformas. - Ray tracing e tecnologias gráficas
– Espera-se que o novo Xbox ofereça RT de nível competitivo com o PS6, possivelmente com melhorias em path tracing, reflexos e iluminação global.
– Frame generation e upscaling por IA provavelmente estarão presentes, considerando a tendência nas GPUs modernas.
– Faz sentido que a Xbox utilize tecnologias derivadas do RDNA 4 ou além (assim como AMD já faz com suas GPUs de nova geração, RX 9000 series) - Arquitetura, recursos e hardware interno
– O novo Xbox poderá possuir suporte a multi-store (lojas diferentes), além do ecossistema integrado com PC e nuvem.
– Rumores indicam que a console terá compatibilidade total com a biblioteca Xbox existente.
– Espera-se que ele seja lançado por volta de 2027, seguindo o ciclo de geração (~6-7 anos após o Xbox Series).
– Alguns rumores falam que a console pode até sair em 2026 para coincidir com aniversários e estratégias de marketing. - Jogos de lançamento / confirmados
– Títulos first-party da Microsoft (Halo, Forza, Gears) devem servir como jogos de “lançamento” para a nova plataforma.
– Jogos multi-plataforma já em desenvolvimento poderão receber versões especiais para o novo hardware.
– A Microsoft pode beneficiar o Game Pass com títulos que tiram proveito pleno do novo console no lançamento.