Rockstar Games sob acusação de impedir formação sindical após novos cortes

Publicado 3 de novembro de 2025 por José Vitor

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Rockstar Games sob acusação de impedir formação sindical após novos cortes

A desenvolvedora Rockstar Games — subsidiária da Take‑Two Interactive — enfrenta críticas severas após uma nova rodada de demissões que teria afetado entre 30 e 40 colaboradores nos estúdios localizados no Reino Unido e Canadá. De acordo com o jornalista da Bloomberg, Jason Schreier, as demissões ocorreram no final de outubro de 2025.

As acusações

O sindicato britânico Independent Workers Union of Great Britain (IWGB) alega que todos os funcionários demitidos eram membros ou estavam engajados na organização sindical dentro da empresa — especificamente em um grupo privado no Discord voltado a temas de sindicalização.
O IWGB classificou o caso como “o ato mais brutal de repressão sindical da história da indústria de games no Reino Unido”.

A resposta da empresa

A Take-Two, controladora da Rockstar Games, respondeu que as demissões foram motivadas por “má conduta grave (gross misconduct)”, sem relação com atividade sindical.
Apesar disso, não foram apresentados detalhes públicos sobre a natureza dessa conduta ou evidências específicas.

Contexto e impacto

  • As demissões ocorrem em meio à produção acelerada de Grand Theft Auto VI, cujo lançamento está previsto para meados de 2026, o que gera pressão interna considerável.
  • Alega-se que os funcionários pertencentes ao grupo de Discord estavam questionando condições de trabalho, potencial “crunch” (períodos intensivos de trabalho) e discutindo sindicalização — o que, segundo o IWGB, pode ter sido motivo para as demissões.
  • A indústria de jogos, historicamente com baixa sindicalização, observa o caso como potencial marco: se confirmado que a demissão teve como motivação a atividade sindical, poderá haver repercussão legal e mudança de cultura corporativa.

O que isso significa para os trabalhadores

  • A situação abre discussão sobre direitos trabalhistas no setor de games, especialmente em grandes estúdios que ainda operam com modelos rígidos de produção.
  • Para desenvolvedores no Reino Unido e Canadá, o episódio gera alerta sobre associar-se ou discutir sindicalização dentro das empresas.
  • Para jogadores e fãs, a reputação da Rockstar pode sofrer, impactando a percepção sobre cultura corporativa e condições de trabalho do estúdio.