A Valve anunciou recentemente o dispositivo chamado Steam Machine — um hardware que mistura características de PC e console de forma ambiciosa.
No post a seguir, vamos explicar o que sabemos, como o dispositivo se compara ao PlayStation 5 da Sony, e o papel do SteamOS nessa nova estratégia.
O que sabemos sobre o Steam Machine
- O dispositivo foi anunciado oficialmente, com lançamento previsto para início de 2026.
- Ele será uma unidade tipo console (“living-room box”), projetada para rodar títulos da Steam diretamente numa TV, com hardware mais potente que o portátil Steam Deck.
- Especificações vazadas incluem GPU RDNA3 personalizada, CPU Zen 4, memória DDR5, armazenamento SSD de até 2 TB.
- O sistema operacional será SteamOS (baseado em Linux), o que reforça que ele é mais próximo de um PC dedicado de sala do que um console tradicional fechado.
Steam Machine vs PS5: comparativo rápido
| Característica | Steam Machine | PlayStation 5 |
|---|---|---|
| Sistema | SteamOS (ou instalar outro OS) | Sistema proprietário PlayStation OS |
| Ecossistema de jogos | Biblioteca Steam + mods, mais liberdade | Jogos PlayStation exclusivos e licenças de terceiros |
| Hardware esperado | PC-like, atualizável / mais aberto | Hardware fixo, otimizado para console |
| Finalidade | Jogos de PC na sala, TV-foco | Console tradicional de sala |
| Exclusividades estratégicas | Potencialmente aberta | Títulos PlayStation exclusivos como vantagem |
| Fácil atualização | Possivelmente sim (PC-like) | Não projetado para upgrades principais |
Se o Steam Machine realmente funcionar como “PC para sala”, ele oferece mais liberdade para mods, escolha de plataforma e instalação, enquanto o PS5 oferece ecossistema fechado e otimizado para oferecer uma experiência homogênea.
Por que isso pode estar acontecendo
- A Valve busca ampliar seu hardware para além do portátil Steam Deck e se posicionar como HUB de jogos de PC na sala.
- Com SteamOS, a Valve destaca que “jogadores de PC podem acessar toda a biblioteca Steam na TV”.
- Em um momento em que consoles e PCs estão se aproximando (consoles usando CPUs/GPUs “PC-like”), a Valve quer ocupar o espaço híbrido: meio console, meio PC.
- Para jogadores que já têm grande biblioteca Steam, o Steam Machine oferece aproveitamento desses títulos no sofá, sem depender de console tradicional.
O que ainda precisa ser confirmado ou apresenta riscos
- O preço oficial ainda não foi divulgado. Sem estimativa de Brasil ou câmbio real.
- A diferença real de desempenho em comparação com PS5 ou uma configuração de PC equivalente ainda será verificada na prática.
- Questões como jogos que dependem do Windows para rodar podem enfrentar compatibilidade mesmo com SteamOS.
- A aceitação do público: “PC na sala” pode não substituir o console para muitos usuários que buscam experiência rápida plug-and-play.
